fbpx

    O Conselho Estadual de Politicas Culturais – CEPC é instância participante do Sistema Estadual de Cultura, com função, finalidade e composição, definidas conforme a Lei 7035/2015.

  • O que é

    Por definição, o Conselho Estadual de Política Cultural é um órgão colegiado deliberativo vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, parte integrante do Sistema Estadual de Cultura.

    O mandato definido em lei para o CEPC é de dois anos e sua composição é paritária, com 16 membros representantes da Sociedade Civil e 16 membros representantes do Poder Público. Tal composição garante equilíbrio ao CEPC na deliberação das Politicas públicas na área da Cultura e Economia Criativa, conferindo igualdade nas deliberações e votações.

    Em relação aos 16 membros participantes oriundos da Sociedade Civil, existe uma divisão que funciona da seguinte maneira: 10 membros da formação do CEPC serão escolhidos por votação das 10 regiões do Estado do Rio de Janeiro, definidas pelo Decreto 45.419/2015, a saber:

    • Metropolitana I/Capital: Rio de Janeiro
    • Metropolitana II/Baixada Fluminense: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.
    • Metropolitana III/Leste Fluminense: Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo e Tanguá.
    • Região Noroeste Fluminense: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre Sai.
    • Região Norte Fluminense: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
    • Região Serrana: Bom Jardim, Cantagalo, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.
    • Região das Baixadas Litorâneas: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.
    • Região Médio Paraíba: Barra do Pirai, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.
    • Região Centro-Sul: Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras.
    • Região Costa Verde: Angra dos Reis, Mangaratiba, Itaguaí e Paraty.

    Os outros seis membros serão eleitos para a representação dos Segmentos culturais nas áreas de atuação Cultural, a saber:

    • Representante das artes cênicas;
    • Representante das artes visuais;
    • Representante do audiovisual;
    • Representante da música;
    • Representante das áreas de literatura;
    • Representante da cultura popular.

    Importante salientar que cada membro tem seu respectivo suplente, razão pela qual, 32 pessoas da sociedade civil ocupam esses 16 espaços de representação dentro do CEPC.

  • Finalidade

    Conforme já mencionado, o CEPC é um órgão deliberativo vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Sua principal função é deliberar sobre as politicas públicas na área da Cultura, trabalhando em conjunto com a SECEC para a elaboração de pautas, politicas culturais, elaboração de editais e demais atividades correlatas.

  • Atribuições

    A Lei 7035/2015, em seu Artigo 5º define as atribuições do CEPC, a saber:

    1. Propor ações e metas decorrentes das diretrizes e estratégias do Plano Estadual de Cultura, aprovadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro;
    2. Acompanhar e fiscalizar a execução das ações e metas do Plano Estadual de Cultura e propor ajustes necessários;
    3. Acompanhar e fiscalizar os resultados dos instrumentos de gestão do Sistema Estadual de Cultura;
    4. Dispor sobre a regulamentação da concessão e outorga do Prêmio Estadual de Cultura, bem como a criação, regulamentação e outorga de outros prêmios e títulos honoríficos e de reconhecimento a instituições e pessoas por sua atuação nas áreas artística e cultural;
    5. Participar da elaboração do Plano Plurianual- PPA referente à área de cultura;
    6. Propor a realização de encontros e fóruns setoriais e regionais de cultura, com o objetivo de desenvolver planos setoriais e regionais;
    7. Avaliar propostas de reformulação dos marcos legais da cultura;
    8. Propor à SEC as regras para a realização da Conferência Estadual de Cultura e das Conferências Regionais de Cultura;
    9. Elaborar e alterar seu Regimento Interno;
    10. Exercer outras atividades correlatas.
    11. Sugerir parâmetros para editais e processos seletivos relativos a ações de estímulo à produção e à difusão de cultura;
    12. Aacompanhar e fiscalizar os resultados dos instrumentos de gestão do Sistema Estadual de Cultura.
  • Mandato - Prazo

    Segundo o disposto na Lei 7035/2015, os mandatos dos Conselheiros Estaduais de Cultura terão duração de dois anos.

    Os quadros da Sociedade Civil do Conselho Estadual de Politicas Culturais serão preenchidos através de eleições realizadas nas Conferências Regionais de Cultura e dos Fóruns dos Segmentos.

    Qualquer membro da Sociedade Civil que atenda às regras do certame, poderá se candidatar a Conselheiro Estadual de Cultura.

    O processo eleitoral ao cargo de representante regional ou se segmento do Conselho Estadual de Politicas Culturais se dará a partir do pedido de registro online de candidatos no site da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, mediante cumprimento de requisitos de idade mínima de dezoito anos completos, atuação no segmento cultural visado pelo período mínimo de dois anos, e preenchimento de formulário, sendo certo que todo o regramento de participação do certame eleitoral foi publicado por esta Secretaria nas Resoluções 94 e 95 de 2020.

    Todos os documentos solicitados deverão constar no sistema virtual e os candidatos só poderão figurar em uma Conferência Regional, ficando impedidos de se cadastrar como candidatos funcionários públicos das esferas Federal, Estadual e Municipal.

    Todo o processo será efetuado de maneira virtual, considerando o momento delicado que estamos atravessando, o que inclui as Conferências Regionais de Cultura.

    O Procedimento de votação, desde seu início, será conduzido por Comissão Eleitoral para a Organização e Realização das Eleições do Conselho Estadual de Políticas Culturais do Estado do Rio de Janeiro, conforme expresso na Lei n° 7.035/2015 art. 8º. Tal comissão já foi escolhida e publicada, conforme se verifica na Resolução SECEC nº 88, de 03 de agosto de 2020.

    A comissão terá a função de: Preparação Documental para a realização das eleições na modalidade virtual, acompanhamento das etapas de cadastro, validação de candidatos e eleitores, condução dos trabalhos nas Conferências Regionais e Fóruns dos Segmentos e apuração dos resultados das eleições.

  • Atas de reuniões 2021

    Atas de Reunião Ordinarias
    Atas CEPC

  • Votação

  • Formulários

  • Candidatos a representante do CEPC - 2020

    Clique aqui para acessar a lista dos candidatos.

  • Resoluções e normativas da eleição

    Clique aqui para acessar o documento com as resoluções e normativas da eleição.

    Resolução SECEC Nº 88 de 03/08/2020 - Instaura a Comissão Eleitoral para a organização e realização das eleições do Conselho Estadual de Politicas Culturais do Estado do Rio de Janeiro – CEPC-RJ.

    Resolução SECEC Nº 94 de 20/08/2020 - Convoca as Conferências Regionais de Cultura – 2020, que serão realizadas na modalidade VIRTUAL e regula as condições de participação do eleitor e dos candidatos ao cargo de Conselheiro representante regional.

    Resolução SECEC Nº 95 de 20/08/2020 - Instaura os Fóruns Setoriais de Cultura, que tem por objetivo eleger os conselheiros titulares e seus respectivos suplentes representantes dos segmentos culturais do estado fluminense, regula as condições de participação do eleitor e dos candidatos ao cargo de Conselheiro representante de segmento cultural.

    Resolução SECEC Nº 98 de 27/08/2020 - Altera o Artigo 17 da Resolução SECEC 94 de 20 de agosto de 2020.

    Resolução SECEC Nº 99 de 27/08/2020 - Altera o Artigo 15 da Resolução SECEC 95 de 20 de agosto de 2020.

    Resolução SECEC Nº 104 de 18/09/2020 - Altera os prazos de inscrição para Candidatos a Representante Regional do Conselho Estadual de Politicas Culturais.

    Resolução SECEC Nº 105 de 18/09/2020 - Altera os prazos de inscrição para Candidatos a Representante de Segmento Cultural do Conselho Estadual de Politicas Culturais.

    Resolução SECEC Nº 116 de 07/10/2020 - Altera as datas e prazos do período de cadastramento e as regras para a participação dos eleitores para a eleição dos representantes das regiões do Estado para o Conselho Estadual de Politicas Culturais, dispostos no anexo único da Resolução SECEC nº 94 de 20 de agosto de 2020.

    Resolução SECEC Nº 117 de 07/10/2020 - Altera as datas e prazos do período de cadastramento e as regras para a participação dos eleitores para a eleição dos representantes das regiões do Estado para o Conselho Estadual de Politicas Culturais, dispostos no anexo único da Resolução SECEC nº 95 de 20 de agosto de 2020.

    Resultado Final da Eleições CEPC 2023/2024

    Metropolitana I - Capital
    Tales Gomes - 23 votos
    Pâmela Carvaho - 22 votos
    Adriana Carneiro - 17 votos
    Lysandra Moura - 17 votos
    Rosa Perdigão - 9 votos
    Leonardo José Barreto - 5 votos
    Geraldo Magela - 4 votos
    Anatacha Lochi - 1 voto
    Kalin Morgana - 1 voto
    
    Metropolitana II - Baixada Fluminense
    84 VOTOS - EDSON TEIXEIRA - TITULAR 
    45 VOTOS - LIZETE JACINTO - SUPLENTE
    12 VOTOS - MARLON
    10 VOTOS - GENÉSIO ARRUDA
    
    Metropolitana III - Leste Fluminense
    RAQUEL SIMÕES - 94 VOTOS - TITULAR 
    EKEDI JEANY - 33 VOTOS - SUPLENTE
    24 VOTOS - ARETHUZA DÓRIA
    24 VOTOS - VALQUÍRIA CORREIA
    
    Região Costa Verde
    Wolney Rocha - 37 votos
    José Piri - 24 votos
    Danilo Medeji - 10 votos
    John Henrique Lucas Silva - 04 votos
    
    Região Centro Sul
    Renata Bezerril - 10 votos
    Ademilson Ribeiro - 05 votos
    
    MÉDIO PARAÍBA 
    MARINEZ FERNANDES - 174 VOTOS - TITULAR
    LEON- 22 VOTOS - SUPLENTE
    OSWALDO -12 VOTOS
    MAICON IMPACTO - 5 VOTOS
    
    NOROESTE FLUMINENSE
    ELIANE CARREIRA - 9 VOTOS
    ( A CANDIDATA NÃO TEVE CONCORRÊNCIA)
    
    REGIÃO BAIXADAS LITORÂNEAS
    TIAGO MAVIEIRO - 79 VOTOS
    CARLOS HENRIQUE PIMENTEL - 25 VOTOS
    LENNY MORAES - 22 VOTOS
    ADILSON PEREIRA - 03 VOTOS
    
    REGIÃO NORTE FLUMINENSE
    ELIZANGELA DIAS - 17 VOTOS
    JACIARA GOMES - 14 VOTOS
    CÉSAR OLIVEIRA - 01 VOTO
    
    REGIÃO SERRANA 
    CRISTINA REIS - 20 VOTOS
    GERALDO JÚNIOR - 20 VOTOS
    ( O DESEMPATE FOI POR IDADE MAIOR, NORMATIVO EM CONCURSOS)
    SÉRGIO PAIVA RODAS - 01 VOTO
    
    SEGMENTOS CULTURAIS
    
    ÁREAS DE LITERATURA
    NATÁLIA REIS - 149 VOTOS
    RODRIGO RUBINATO - 143 VOTOS
    GIL SANTOS - 61 VOTOS
    ANTÔNIO SEIXAS - 04 VOTOS
    
    ARTES CÊNICAS
    CARINA BARRETO - 35 VOTOS
    CRIS PIMENTEL - 04 VOTOS
    VITOR CORDEIRO - 03 VOTOS
    ROGÉRIO MAYO - 01 VOTO
    THERÉSE BELLIDO - 01 VOTO
    
    ARTES VISUAIS
    ROSEANE NOBRE TERRA - 35 VOTOS
    YURI MENEZES THEOTÔNIO - 29 VOTOS
    PAULO GUSTAVO CARVALHO -08 VOTOS
    LUCIANA VIEIRA DE MOARES - 06 VOTOS
    
    AUDIOVISUAL
    ROLLO -  160 VOTOS
    RICARDO COTA -  99 VOTOS
    LIA CONTI -  81 VOTOS
    WESLEY MARTINS - 80 VOTOS
    LUCIANO ANDRADE COSTA -  58 VOTOS 
    SANDRA HELENA PEDROSO - 56 VOTOS
    MÁRCIO COUTUNHO - 50 VOTOS
    SLVIA PALMA - 07 VOTOS
    SUZETE SANTOS - 05 VOTOS
    LUIZ EDUARDO OSÓRIO - 01 VOTO
    MUZI - 01 VOTO
    
    CULTURA POPULAR
    NÉA MARIOZZ - 260 VOTOS
    JOÃO AMARAL -  72 VOTOS
    FELIPE MACHADO - 60 VOTOS
    ROSANE CANUTO -  55 VOTOS
    DEISE LUCI -  35 VOTOS
    RICO NEURÓTICO - 24 VOTOS
    VITOR MAZZEO -  20 VOTOS
    MARIA AUGUSTA -  13 VOTOS 
    THEREZA CRISTINA MARTINS DANTAS -  10 VOTOS
    DAVID ARCANJO -  03 VOTOS
    EKEDE MÁRCIA BABAZINHA - 02 VOTOS
    
    MÚSICA
    RODRIGO LOOS -  37 VOTOS
    MARIA LUIZA NOBRE -  15 VOTOS
    ANDRÉ BAINHA -  9 VOTOS
    DJ VAVÁ - 03 VOTOS
    
    			

    Chegou o momento de exercer o seu voto para Eleição do Conselho de Políticas Culturais do nosso estado.

    A partir das 9h deste dia 23/01/23, eleitores de todas as regiões terão a oportunidade de votar em representantes que vão somar nas políticas públicas da nossa cultura!

    Link reunião às 9 horas

    Ordem da programação:

    • Abertura pela Comissão Eleitora
    • Fala de convidados/as e da SECEC durante o período de inscrição (1h do início)
    • Apresentação das candidaturas e falas
    • Divulgação da lista de eleitores/as
    • Abertura do processo de votação
    • Apuração dos votos
    • Anúncio de resultado
    • Encerramento da Conferência Regional

    Serão 5 dias, divididos em duas conferências por data e regiões. Então, também fique atento aos links acesso para a conferência da sua região e horários.
    Para manter transparência com a população, toda conferência será realizada via live através do Canal do Youtube oficial da SececRJ.

    Confira a programação - clique aqui

    Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail eleicaocepc2022@gmail.com


    Lista de candidaturas CEPC 2023 - Clique aqui

    Recurso - https://forms.gle/HLYca5z8H9Unt8oq6

    Inscrições para candidatos e eleitores do CEPC 2023

    Candidato Regional - https://forms.gle/McAhHCkctGWeQh2D8
    Eleitor Regional - https://forms.gle/kvkEUKAyq3WWLL4K7
    Candidato Segmento - https://forms.gle/Mf7pv2sB82sN3LWG8
    Eleitor Segmento - https://forms.gle/xZq91AvJP6ZraPu8A

    Veja abaixo as Resoluções que definirão o regramento das eleições para o CEPC Biênio 2023-2024, esteja atento em relação à documentação. Qualquer dúvida poderá ser sanada pelo canal de email eleicaocepc2022@gmail.com
    Resolução 243 - Regramento Eleição Segmentos Culturais e Fóruns dos Segmentos
    Resolução 244 - Regramento Eleição Regiões e Conferências Regionais
    Resolução 243 e 244 - Clique Aqui

    Votação Segmento Artes Visuais - https://forms.gle/WzDZf1D4u85zgauF9
    Votação Segmento Audiovisual - https://forms.gle/W4ytrANZ88gmiqVe8
    Votação Segmento Música - https://forms.gle/6N6hCZGXDx5q92PbA
    Votação Segmento Cultura Popular - https://forms.gle/N1MQTNvBtG29THKx8
    Votação Segmento Artes Cênicas - https://forms.gle/ofxq5za5h77o2f8A7
    Votação Segmento Áreas da Literatura - https://forms.gle/GrYjJZnKZwYYRxZ29

  • Sou Candidato à vaga de Conselheiro? Posso continuar inscrevendo Editais na Secretaria de Estado de Cultura?

    Não. Os Conselheiros membros do CEPC não podem utilizar seu CPF ou CNPJ de Instituição a qual sejam representantes para se inscrever nos editais lançados pela Pasta da cultura Estadual. Por entendimento da Procuradoria Geral do Estado, os conselheiros ficam vetados por conta da importante função pública exercida junto ao Órgão Central da Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Porém, fica salientado aqui que um membro do CEPC pode trabalhar normalmente em um projeto, estando tal vedação aplicada apenas na sua proposição, exemplo: Martha, diretora de Instituição Ligada ao Carnaval com seu nome constante em ata e Estatuto Social como membro da diretoria, fica impedida de ingressar projetos tanto pessoalmente quanto à frente da instituição que comanda (o que veta também a instituição). Já Maria, trabalha em voltados ao livro e leitura como contadora de histórias. Como ela está trabalhando e não propondo o projeto, ela não tem nenhuma vedação para tal atividade, podendo exerce-la mesmo sendo Conselheira do CEPC/RJ.

  • Funcionário público pode ser eleitor ou candidato?

    Sim. Desde que NÃO seja comissionado ou exerça função de gestão de órgão ligado à cultura, no estado, município ou órgão federal. Ou seja, uma professora de literatura de Escola Pública, por exemplo, pode tranquilamente se inscrever e atuar no CEPC-RJ, o mesmo vale para alguém que atue no setor administrativo de secretaria e também atue na área da cultura de região ou segmento. Já, por exemplo, alguém que exerça função de Subsecretário em secretaria de Estado na área da cultura, não pode se candidatar às vagas do CEPC.

  • Quem pode se inscrever como eleitor?

    Qualquer pessoa que exerça atividades culturais locais e estaduais no RJ há mais de um ano pode se inscrever. A única exceção é para pessoas que exerçam cargos de gestão ou exerçam função nos órgãos de cultura, em qualquer nível. Servidores públicos de qualquer área que estejam fora da gestão, mas que sejam agentes fazedores de cultura estão aptos. Quem pode ser candidato a representante de uma regional? Para ser candidato regional a pessoa deve ser morador e atuante na região a que se propõe. Só pode concorrer em uma região.

  • Quem pode ser candidato às cadeiras de segmentos artísticos-culturais?

    A vagas de segmentos devem ser ocupadas por pessoas que comprovem atuação no segmento específico - artes cênicas, artes visuais, música, audiovisual, área de literatura e audiovisual. Só é possível concorrer em um segmento.

  • O que eu preciso para comprovar minha atuação cultural?

    O edital prevê como comprovantes de atuação cultural: currículo atualizado; portfólios; reportagens de jornais; declarações de unidades administrativas públicas ou particulares de cultura; resultados de editais dentro do objeto específico do segmento pretendido; registros fotográficos da atuação do candidato em sua área cultural e outros registros similares, que constem nome e data. Importante ressaltar que qualquer que sejam eles devem ser possíveis de comprovar a atuação há mais de um ano, e que deve prestar declaração sobre a veracidade das informações prestadas.

  • Até quando um eleitor pode se inscrever?

    As inscrições para eleitores das regiões e segmentos, encerrará no dia 19/01/2023.

  • Como será a validação do cadastro?

    A validação dos cadastros de eleitores e de candidatos será feita pela Comissão Eleitoral com o apoio de servidores da SECEC indicados para tal. Para candidaturas, todos os cadastros válidos serão apresentados antes do processo de votação, nos canais da SECEC, cabendo recurso para quem não considerar a sua desclassificação como válida. Para eleitores regionais a publicação será feita no momento da Conferência, cabendo manifestação com natureza de recurso caso algum inscrito não esteja na listagem. Para eleitores dos segmentos, a validação será feita diariamente, com a publicação atualizada nos canais da SECEC. Em todos os casos, a Comissão Eleitoral enviará um e-mail confirmando e indicando o meio de acesso ao processo de eleição.

  • Como vai ser a votação na eleição regional?

    Em plenária virtual, em data e horário divulgados no edital para cada região, com link enviado para o e-mail do cadastro. O direito ao voto é apenas aos eleitores moradores da região inscritos até 1h do início da Conferência. A eleição ocorrerá em link ao vivo na plenária virtual, entre os presentes na mesma. Ou seja, é preciso estar presente na Conferência para exercer o voto.

  • Como será a eleição do segmento?

    A eleição será aberta em plataforma virtual, com link enviado para eleitores via e-mail que terão entre as 09 horas (horário de Brasília) do dia 24 de janeiro de 2023 até às 18 horas (horário de Brasília) do dia 30 de janeiro de 2023 para votar na candidatura escolhida.

  • Qual a diferença da conferência regional para a eleição do segmento?

    As cadeiras da sociedade civil do CEPC são divididas entre as regiões do estado e expressões culturais/artísticas. 10 efetivos e 10 suplentes pra as 10 regiões, e 6 vagas para os segmentos apontados: artes cênicas, artes visuais, música, audiovisual, área de literatura e audiovisual. Para cada uma foi estabelecido um processo próprio, mas é possível participar de ambas, caso se preencha os requisitos dos segmentos indicados. Para a eleição de segmentos, a representação é estadual e não regional.

  • Pode participar na conferência regional e na de segmento?

    Sim, como eleitor. Desde que a pessoa seja de um dos seis segmentos representados hoje no conselho (artes cênicas, artes visuais, música, audiovisual, área de literatura e audiovisual). Não é possível a candidatura em ambas as classes.

  • E se eu não receber o e-mail com a confirmação e meu nome estiver válido?

    Deve entrar em contato com a Comissão Eleitoral no e-mail eleicaocepc2022@gmail.com.

    O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições legais, tendo em vista o disposto no Decreto Nº 45.419/2015 e o disposto no Processo n.º SEI-180007/003474/2022,

    DECRETA:

    Art. 1° - Compõe o Conselho Estadual de Política Cultural do Rio de Janeiro, na forma do Art. 6° da Lei Estadual n° 7035/2015 - Sistema Estadual de Cultura, os membros a seguir relacionados:

    DECRETO DE 04 DE OUTUBRO DE 2023 - Composição do Conselho Estadual de Cultura

    SOCIEDADE CIVIL

  • Metropolitana I/Capital

    Titular: Tales Gomes
    Tales Gomes iniciou sua carreira no Coral dos Canarinhos de Petrópolis, onde cantou por mais de 10 anos. Ingressou no curso de regência da Escola de Música da UFRJ, onde estudou com o maestro Ernani Aguiar. É barítono e atualmente compõe o grupo Vocalis, quarteto vocal com foco na música polifônica renascentista. Além da atuação como artista, é ligado ao cenário cultural no Rio de Janeiro como empresário e produtor da empresa carioca Triz, que organiza e promove empreendimentos culturais e artísticos.

    Suplente: Pâmela Carvalho

  • Baixada Fluminense

    Titular: Edson Teixeira
    Edson Teixeira Júnior, Pai da Manuella, morador da Cidade de Duque de Caxias, 41 anos, Professor graduado em História pela UNIGRANRIO, Estudante no 7º período do Curso de Arquitetura e Urbanismo pela UNISUAM, pesquisador e colaborador do Museu Vivo do São Bento participante do grupo de estudo teorias de História – Patrimônio e Cultura sobre coordenação da Professor-Mestre Antônio Augusto Braz, fui colaborador como pesquisador no Projeto do Inventário Participativo do Museu do São Bento, membro e colaborador da Associação de Professores e Pesquisadores de História na Baixada Fluminense (APPH-CLIO), foi membro Titular do Conselho Municipal de Cultura da Cidade de Duque de Caxias na Cadeira de História, Patrimônio Arqueológico, Arquitetônico, Artístico e Cultural, sendo na gestão 2020/2021 vice-presidente. Como professor e militante na área de defesa do patrimônio histórico na baixada fluminense através do Museu Vivo do São Bento e também do Instituto Histórico de Duque de Caxias

    Suplente: Lizete Jacinto

  • Leste Fuminense

    Titular: Raquel Simões da Rocha

    Suplente: Jeany Silva de Marcena

  • Região Centro- Sul

    Titular: Renata Bezerril

    Suplente: Ademilson Ribeiro

  • Região Costa Verde

    Titular: Wolney Rocha

    Suplente: Danilo Medeji
    Bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP (2006), pesquisador no NEAMP com foco em Ciências Políticas. Professor de Sociologia e Filosofia. Especialização em Gestão Cultural e cursos de cinema. Atuação no Cineclube Paraty (2012-2015) e coordenação de projetos de cinema e educação no Núcleo de Mídias de Paraty (2016-2022). MBA em Liderança e Gestão Pública. Conselheiro Municipal de Política Cultural de Paraty - Setorial de Audiovisual e Cinema (2016-2022).

  • Região das Baixadas Litorâneas

    Titular: Tiago Martins Oliveira

    Suplente: Carlos Henrique Pimentel

  • Região Médio Paraíba

    Titular: Leon Chaves

    Suplente: Oswaldo Castro

  • Região Norte Fluminense

    Titular: Elizângela Dias Antunes
    Professora de matemática, que ama arte e cultura, mora em Cardoso Moreira interior do estado. Reúne e lidera artesãos e artistas da cidade e vizinhança, participa do colegiado de dança do estado, participa dos fóruns de cultura da região, representante das mulheres e da economia solidária. Representa a educação e leitura no Conselho Municipal de Política Cultural de Cardoso Moreira. Luta pelo que acredita e não desiste fácil, vai à busca do que quer até que seja realizado. Eleita como Conselheira Estadual de Política Cultural do Rio de Janeiro representando a Região Norte Fluminense tem o sonho de criar uma grande rede de artesãos e artistas em todo o estado do RJ fazendo intercâmbios entre as cidades e espalhando a melhor arte que é a relação entre as pessoas, além de mostrar a arte e os talentos do interior para todos.

    Suplente: Jaciara Gomes

  • Região Serrana

    Titular:

    Suplente:

  • Noroeste Fluminense

    Titular: Eliane Carreiro

    Suplente: Sem suplente

  • Áreas da Literatura

    Titular: Natália Reis

    Suplente: Rodrigo Rubinato

  • Artes Cênicas

    Titular: Carina Barreto
    Artista Bailarina Profissional (SPDRJ), DRT: 42.594. Também Dançarina, Coreógrafa, Arte Educadora e Pesquisadora das Artes da Cena. Iniciou seu caminho na Dança aos 3 anos e formou-se em Bacharela em Dança (UFRJ), Licenciada em Dança (AVM/UCAM) e Especialista em Dança e Consciência Corporal (ESTÁCIO). Atualmente é Mestranda em Dança do Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan-UFRJ), Professora de Dança Efetiva da Prefeitura Municipal de Queimados/RJ e Professora de Artes Efetiva da Prefeitura Municipal de Miguel Pereira/RJ. Co-criadora e Intérprete do Coletivo Casa Corpo. Bailarina da Cia. de Dança Chris Aguiar. Coordenadora do Projeto Internacional de Dança-Teatro Momentos World (Artistic Cloude Centre) no Rio de Janeiro, sob a direção de Vinicius (Áustria-Alemanha-Brasil).

    Suplente: Cris Pimentel (Renunciou a cadeira antes da posse em 27/04/2023)
    Entra para vigorar como suplente: Vitor Cordeiro

  • Artes Visuais

    Titular: Roseane Nobre
    Ativista sociocultural, graduada em Segurança do Trabalho UNESA-2012; Parecerista; Universidade Federal de Viçosa/CEDAF, ASSISTENTE DE PRODUÇÃO CULTURAL; Midrash Centro Cultural cursou A HISTÓRIA DA REGULAÇÃO DO AUDIOVISUAL NO BRASIL - Ministrado pelas professoras Tânia Leite e Vera Zaverucha; PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Certificação em Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência com os professores Malala Yousafzai e Leandro Karnal; IPAD RJ - Instituto Maria e João Aleixo - Formação Política, em 2020; Casa Fluminense/Cidadania Inteligente- Curso LAB Giro Lideranças, projeto que fortaleceu líderes comunitários da Região/RJ Metropolitana do Rio de Janeiro, através das capacidades para incidir politicamente por seus corpos e pautas; Formação na Escola de Políticas Culturais-Curso Por Dentro da Lei Aldir Blanc para Articulação Nacional de Emergência Cultural- Escola de Políticas Culturais do Curso e Universidade das Culturas; Artesã; Coordenadora movimento social Coletivo ponte Cultural desde 2017; Compõe corpo diretivo do Fórum CMPCERJ/ Fórum de Conselhos Municipais por Políticas Culturais do Estado RJ desde 2022, integrante dos movimentos sociais Coletivo Axé em Luta e Coletivo Mães de Itaboraí; Até março/2023 atuou no corpo diretivo do Fórum Cultural de Itaboraí e recentemente eleita como Conselheira Estadual Por Políticas Culturais Estado RJ - ARTE VISUAIS/SECEC RJ- CEPCRJ.

    Suplente: Yuri Menezes

  • Audiovisual

    Titular: Paulo Roberto Rodrigues Pereira

    Suplente: Wesley Martins
    Estudante da graduação no Bacharelado em Produção Cultural na Universidade Federal Fluminense (UFF), Presidente da Câmara Setorial de Audiovisual de Maricá, atua como Produtor Cultural na mesma localidade e desempenha papéis fundamentais como co-fundador, Produtor e Repórter Cinematográfico na M&W Culturarte Produções. Suas ações englobam políticas culturais, promoção e valorização da arte e da cultura, além de atuar na fotografia, cinematografia, edição e colorimetria de produções audiovisuais.

  • Cultura Popular

    Titular: João Amaral

  • Música

    Titular: Rodrigo Loos

    Suplente: Maria Luiza Nobre
    Escolhida pela Forbes e Gazeta Mercantil como "Uma das Três Mulheres Mais Influentes na Cultura em 2007", fez suas especializações na Escola Superior de Música de Hannover na Alemanha e em Indiana nos EUA. Trabalhou na UNESCO em Paris, foi Conselheira na cadeira de Música do Conselho Estadual de Cultura do RJ e do Conselho Municipal de Cultura do RJ. É Vice Presidente da ACRJ onde é Conselheira de Cultura e foi Coordenadora de Música Clássica da FUNARTE

  • PODER PÚBLICO

  • Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado

    Titular: Ana Lúcia Ribeiro Pardo
    Assessora da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ). Professora, pesquisadora, gestora cultural, atriz e jornalista. Pós-doutorado em Cultura e Territorialidades (PPCULT-UFF), Doutorado e mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ). Foi ouvidora, coordenadora da Divisão de Políticas Culturais do Ministério da Cultura RJ/ES, assessora da Funarte, da Fundação Biblioteca Nacional e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), integrante da diretoria da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Curadora e coordenadora de ciclos/seminários nacionais e internacionais.

    Suplente: Alexandre Souza Campos

    Titular: Morgana Eneile
    Professora e doula, assessora parlamentar, licenciada em Artes Visuais pelo IUPERJ/UCAM, mestre em Educação pelo PPGEdu-UNIRIO. Atuou como gestora cultural nos executivos estadual e federal durante desde 2002 na SEC, FUNARTE, Ministério da Cultura, SEASDH e como assessora da Comissão de Cultura na ALERJ desde 2014. Membro da CEPC na gestão 2016-2018 e na atual iniciada em 2020, pela Comissão de Cultura da ALERJ

    Suplente: Edson Baptista de Santana

  • Representante Municipal - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Queimados

    Titular: Rômulo Sales

    Suplente: Juan Victor Silva de Carvalho

  • Representante de Instituição Educacional - Instituto Federal do Rio de Janeiro

    Titular: Prof. Dr. João Luiz Guerreiro Mendes

    Suplente:

  • Representante de Instituição Cultural - Instituto Cultura Viva

    Titular: Fernando Portella
    Escritor e Editor, 30 anos de experiência como Gestor e Produtor na área Cultural, do Turismo, setor social e Meio Ambiente

    Suplente: Mário Margutti

  • Representantes Estaduais

    Titular: Bruno Bernardo

    Suplente: Patrícia Viçoso Figueiredo
    Titular: Diogo Lopes Pereira Pinho
    Suplente: Sergio Linhares Miguel de Souza
    Titular: Lucienne Figueiredo
    Superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do ERJ desde janeiro de 2019 Criou em 2009 e Coordena até a presente data o Sistema Estadual de Museus - SIM-RJ . É Museóloga, Mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO, com especialização em Administração Pública pela UERJ e extensão em Gestão em Políticas Públicas, desenvolveu o projeto de criação e implantação do Sistema Estadual de Museus a partir de junho de 2008, coordenando suas atividades até a presente data. Dirigiu o Museu Antônio Parreiras no período de 2003 a 2008, trabalhou na Casa de Cultura Laura Alvim de 2001 a 2003 e na Fundação Casa França-Brasil de 1993 a 2000.Foi membro do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus representando todos os Sistemas Estaduais Museus de 2013 a 2017 e integra a Rede de Museologia Social do Estado do Rio de Janeiro desde sua criação em 2014. Na SECEC, participou da Comissão de Elaboração e Avaliação de Editais como parecerista para Editais da Lei Aldir Blanc, foi parecerista no Edital da Fundação Mis e atua ainda como Membro da Comissão de Avaliação de Projetos da Lei do ICMS.
    Suplente: Ingrid Fiorante
    Titular: Eric Herrero
    Suplente: Júlia Campos
    Titular: Rafaela Ferreira de Andrade
    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui vivência em Recursos Humanos e Saúde Mental na monitoria de ateliês terapêuticos com enfoque na Psicose. Extensão em História da Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tradutora e revisora técnica e literária. Possui experiência em curadoria, produção e facilitação de eventos nacionais e internacionais. Oriunda do Laboratório de Tendências da Casa Firjan.
    Suplente: Ana Amélia Souza
    Titular: João Azevedo
    Suplente: Anamélia Cruz de Souza
    Titular: Rubens Antônio Albuquerque
    Suplente: Aroldo Rodrigues Gonçalves
    Titular: Leonardo Alves
    Suplente: Leonardo Preta
    Titular: Ciro Guimarães
    Produtor Cultural. Bacharelando em Produção Cultural no Instituto Federal do Rio de Janeiro. Atualmente sou Membro da Comissão Técnica Permanente de Elaboração de Editais e Análise de Projetos Culturais do Fundo Estadual de Cultura - COMISEAP na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa - SECEC/RJ, onde previamente estagiei como membro da Coordenadoria de Prestação de Contas.
    Suplente: Ana Cristina Dutra Xavier
    Titular: Tânia Amorim
    Tânia Amorim de Barros, artisticamente Tânia Amorim. Licenciada e Bacharel em Música (UNIRIO), Bacharel em Canto (UNIRIO) e em Regência (CBM RJ). Mestra em Etnomusicologia (CBM RJ). MBA em Gestão Cultural (Universidade Cândido Mendes). Pesquisadora na área da Cultura e das Religiões Brasileira de Matrizes Africanas. No serviço público estadual é funcionária efetiva do quadro da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e desde 2016, está na função de Assessora de Promoção da Cultura Afro brasileira. Diretora e pesquisadora do documentário “Bangbala, que eu receba riqueza”. Fundadora e diretora musical da Cia Musical Africanamente. Atualmente, é membro da Comissão Estadual do Patrimônio Cultural Imaterial, do Conselho Estadual de Promoção da Liberdade Religiosa e do Conselho Estadual do Direito do Negro e da Igualdade Racial.
    Suplente: Elaine de Paula Souza Cardoso
    Titular: Jorge Costa
    Suplente: Gabriel Mafra
    Titular: Ricardo Ludovico da Silva Vianna
    Suplente: Marcos Edon
    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL : 1966 no Rio Grande do Sul, iniciou a carreira teatral trabalhando em grupo de teatro itinerante, onde exerceu todas possíveis funções para realização de um espetáculo. Nesses 57 anos de dedicação especificamente ao fazer teatral, participou e ocupou postos de pioneirismo. Ingressou no Estado administrando e dirigindo os Teatros da Rede Pública Estadual