fbpx
  • Descrição

    Já estão abertas as inscrições para o Cultura Presente Nas Redes 2, clique no botão abaixo para saber mais:



    A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lançou o edital "Cultura Presente nas Redes" para fomentar propostas culturais executadas e transmitidas via internet por artistas em todo território fluminense. Foram selecionadas 1.500 apresentações com premiação de R$ 2,5 mil com recursos do Fundo Estadual de Cultura.

    O objetivo da seleção foi proporcionar a realização de atividades culturais via internet, uma vez que em virtude da pandemia do COVID-19 não estão sendo permitidas apresentações culturais em casas de show, teatros e outros espaços. Foram aceitas inscrições nas linguagens de música, literatura, artes visuais, audiovisual, dança, teatro, circo, moda, museus, cultura alimentar e expressões culturais populares.

    Para mais informações leia o edital na seção abaixo.

    Caso tenha dúvidas sobre o regulamento, você pode consultar as perguntas frequentes ou entrar em contato pelos canais de relacionamento disponíveis no menu lateral.

  • Edital SECEC Nº 01/2020

    Acesse o Edital SECEC Nº 01/2020 – Cultura Presente nas Redes clicando aqui.

    Baixe o Anexo I – Modelo de Relatório Técnico clicando aqui.

    Baixe o Anexo II – Formulário de Recurso clicando aqui.

  • 1ª convocação + Desclassificação (08/05/2020)

    • Resultado preliminar

      Atenção fazedores de cultura que se inscreveram no edital "Cultura Presente nas Redes", saiu o resultado preliminar! Para saber se seu projeto cultural foi selecionado clique aqui.

      Nota explicativa – Resultado Preliminar do Edital Nº 01/2020

      A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – SECEC/RJ esclarece que: O Edital 01/2020 recebeu 6.149 inscrições, tendo por resultado preliminar o seguinte: 3.311 classificadas, 1.540 desclassificadas por não comprovação técnica na área cultural, 685 desclassificados por pendência documental e 613 inscrições duplicadas (repetidas com mesmo CPF);

      1. O item 1 do Resultado Preliminar corresponde à listagem de 1.444 proponentes selecionados, por ordem de pontuação, de acordo com as vagas destinadas para cada região;

      2. O item 2 do Resultado Preliminar corresponde à listagem de 56 proponentes selecionados (completando o total de 1.500 vagas), em virtude do não preenchimento das vagas destinadas para as regiões: Norte (14), Noroeste (5) e Metropolitana II (37). Conforme previsto no item 8.1.1 do Edital, em caso de produções culturais selecionadas em número insuficiente para atender a região, serão selecionadas aquelas melhor pontuadas no geral;

      3. O item 3 do Resultado Preliminar corresponde aos proponentes classificados, mas não selecionados porque não figuraram entre as 1.500 vagas disponibilizadas pelo edital, ordenados por pontuação e por região;

      4. O item 4.1. do Resultado Preliminar corresponde aos proponentes desclassificados por não comprovação técnica na área cultural e levou em consideração os critérios estabelecidos nos itens 5.1 e 8.2.1 do edital, que definem a comprovação mínima da atuação do proponente (1 ano) na área cultural selecionada e consideram a viabilidade técnica e operacional das produções culturais inscritas;

      5. O item 4.2. do Resultado Preliminar corresponde à desclassificação por pendência documental e levou em consideração os critérios estabelecidos no item 7.5, que define os documentos pessoais obrigatórios a serem apresentados na inscrição, sobretudo RG, CPF e Comprovante de Residência emitidos nos últimos três meses.

      6. As dúvidas poderão já ser esclarecidas acessando o site da SECEC-RJ e os recursos ao Resultado Preliminar deverão ser encaminhados, em formulário próprio e assinado, por intermédio do e-mail edital.culturanasredes@gmail.com, conforme o item 9 do edital, entre os dias 11 e 15 de maio de 2020.

      7. A Secretaria vai informar, tão logo saia o Resultado Final do Edital nº 01/2020 (previsto para o dia 22 de maio de 2020), sobre os procedimentos para abertura de conta bancária. Favor aguardar.

      Retificações do resultado preliminar

      Acesse a 1ª retificação do resultado preliminar publicada no DOERJ em 11/05/2020 clicando aqui.

      Acesse a 2ª retificação do resultado preliminar publicada no DOERJ em 14/05/2020 clicando aqui.

    • Resultado final

      A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC) informa que no dia 22 de maio de 2020 foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro o Resultado Final do Edital 01/2020, do programa “Cultura Presente nas Redes”. Confira se o seu projeto foi selecionado clicando aqui.

      Acesse a retificação do resultado final publicada no DOERJ em 27/05/2020 clicando aqui.

      Os proponentes que tiveram seu nome publicado no resultado preliminar do edital "Cultura Presente nas Redes" na lista como desclassificados nos itens 4.1 e 4.2 (D.O do dia 08/05/2020) permanecem com o mesmo status no resultado final. Para acessar a lista basta clicar aqui.

      Aqueles que estiverem entre os 1.500 proponentes selecionados, devem seguir as instruções em "Próximas Etapas".

    • Atualizações de cronograma

      Para consultar a 4ª atualização de cronograma, publicada no DOERJ em 01/07/2020, clique aqui.

      Para consultar a complementação da 4ª atualização de cronograma, publicada no DOERJ em 20/07/2020, clique aqui.

      Para consultar a 3ª atualização de cronograma, publicada no DOERJ em 03/06/2020, clique aqui.

      Para consultar a 2ª atualização de cronograma, publicada no DOERJ em 22/05/2020, clique aqui.

      Para consultar a 1ª atualização de cronograma, publicada no DOERJ em 05/05/2020, clique aqui.

  • 2ª convocação + Desclassificação (13/07/2020)

    O COMITÊ GESTOR DO FUNDO ESTADUAL DE CULTURA, por intermédio da Comissão Técnica de Editais e Análise de Projetos Culturais, instituída a partir da Resolução SECEC n° 84, de 28 de maio de 2020, torna pública a lista de eliminados e novos convocados, após resultado final e errata do Edital 001/2020, que dispõe sobre a premiação de produção cultural, para apresentação em plataforma digital no âmbito do programa “Cultura Presente nas Redes”.

    Para consultar a lista de desclassificados, novos selecionados e o cronograma específico da 2ª convocação, clique aqui.

  • 3ª convocação + Desclassificação (10/08/2020)

    O COMITÊ GESTOR DO FUNDO ESTADUAL DE CULTURA, por intermédio da Comissão Técnica de Editais e Análise de Projetos Culturais, instituída a partir da Resolução SECEC n° 84, de 28 de maio de 2020, torna pública a lista de eliminados e novos convocados, após convocação publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, no dia 13 de julho de 2020, referente ao Edital 001/2020, que dispõe sobre a premiação de produção cultural, para apresentação em plataforma digital no âmbito do programa “Cultura Presente nas Redes”.

    Para consultar a lista de desclassificados, novos selecionados e o cronograma específico da 3ª convocação, clique aqui.

  • Relatório Parcial (25/02/2022)

    Clique aqui para verificar o relatório parcial do edital Cultura Presente Nas Redes.

  • É possível mudar o título do projeto inscrito?

    Será permitida a alteração do título da proposta desde que desde que não haja qualquer tipo de descaracterização da produção inicialmente inscrita nem alteração da linha de ação.

  • É possível fazer alterações na dinâmica do projeto como: minutagem da produção cultural ou forma de fragmentação da proposta?

    Conforme disposto no item 7.3 do edital SECEC nº 01/2020, não serão aceitas modificações ou substituições de dados e de anexos depois de finalizada a inscrição. A produção poderá ser fragmentada, desde que mantida a linha para qual a proposta foi inscrita e respeitada a duração mínima conforme as especificações constantes no item 3.4 do edital SECEC nº 01/2020.

  • A SECEC disponibilizará algum modelo de Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz?

    A SECEC não disponibilizará modelo de Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz (o que não impossibilita que o mesmo seja providenciado pelos proponentes). Assim como disposto no item 12.3 do edital nº 01/2020, a imagem, voz e nome dos beneficiados poderão ser utilizados em produções de divulgação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, independente de autorização formal.

  • Qual é o prazo para realização das propostas?

    Conforme publicação realizada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ) em 01 de julho de 2020, o prazo para realização das propostas, para os proponentes selecionados no resultado publicado no Diário Oficial no dia 27/05/2020, é de 20/07/2020 a 20/09/2020. Ressaltamos que cabe ao proponente acompanhar os avisos e atualizações sobre o edital Nº 01/2020 no site da SECEC e no DOERJ.

  • A produção cultural da proposta conta com inscrição prévia dos participantes através de formulário. Posso abrir as inscrições antes do prazo estipulado para realização das propostas?

    Conforme publicação realizada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ) em 01 de julho de 2020, o prazo para realização das propostas, para os proponentes selecionados no resultado publicado no Diário Oficial no dia 27/05/2020, é de 20/07/2020 a 20/09/2020. O formulário de inscrição pode ser considerado como uma etapa de pré-produção, o que não impede, portanto, sua veiculação antes do período supracitado, uma vez que há de se considerar o tempo hábil necessário para a adequada execução das atividades dentro do prazo.

  • O projeto pode ter outros patrocinadores ou apoiadores?

    Assim como disposto no item 4.5 do edital SECEC Nº 01/2020, a execução da produção com os recursos provenientes da premiação não impede que sejam obtidos recursos complementares. Importante ressaltar que, caso o proponente obtenha outros recursos e queira inserir outras logos no material de divulgação, a da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa sempre virá por último na barra de logos.

  • O meu cronograma de ação, precisará sofrer alteração das datas previamente pactuadas devido à alteração do cronograma do edital. Preciso pedir uma readequação das datas?

    Informamos que não é necessário solicitar readequação das datas de realização da proposta. A produção cultural, para os proponentes selecionados no resultado publicado no Diário Oficial no dia 27/05/2020, poderá ser realizada em qualquer data durante o período de 20/07/2020 a 20/09/2020, conforme atualização do cronograma publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 01 de julho de 2020. Ressaltamos que, conforme disposto no item 6.3 do edital nº 01/2020, caso o produto não seja disponibilizado no prazo estabelecido, o recurso repassado deverá retornar ao caixa do Fundo Estadual de Cultura/SECEC.

  • No projeto inicial, foram inseridos nomes de artistas pretendidos para participação no projeto. Esses nomes podem ser alterados?

    Informamos que, como na descrição da proposta os nomes inseridos contavam apenas como possíveis participações, será autorizada a adequação dos artistas que compõem a programação - desde que não haja qualquer tipo de descaracterização da produção inicialmente inscrita nem alteração da linha de ação.

  • Teremos que anexar algum RPA ou nota fiscal na prestação?

    Informamos que não será necessário apresentar RPA nem notas fiscais para prestação de contas, uma vez que se trata de edital com repasse de recursos na modalidade premiação. Conforme disposto no item 11 do edital SECEC nº 01/2020, a comprovação será realizada pelo envio do relatório técnico para o e-mail prestacao.culturanasredes@gmail.com, indicando no assunto: Edital 01/2020 FEC/SECEC - TÍTULO DO PROJETO E NOME DO PROPONENTE, no qual indicará o link para download do produto/vídeo no formato HD - 1920 X 1080 (ou deverá anexar o vídeo), com duração conforme estabelecido no item 3.4. O prazo para apresentação do relatório técnico, conforme modelo constante no Anexo I do edital e em anexo neste e-mail, que conste peças de divulgação, fotos, entre outros tipos de registros do projeto realizado, será de até 60 dias após o término do prazo para execução das propostas.

    Modelo de Relatório Técnico

  • Estamos organizando quantas apresentações iremos realizar, mas para a prestação de contas é suficiente mandar apenas um dia de apresentação?

    Informamos que, caso sejam diversas apresentações do mesmo espetáculo/produção, basta apresentar o vídeo de uma datas, desde que respeitado o tempo mínimo de duração estipulado em edital para a linha de ação escolhida . O prazo para apresentação do relatório técnico, conforme modelo constante no Anexo I do edital e em anexo neste e-mail, que conste peças de divulgação, fotos, entre outros tipos de registros do projeto realizado, será de até 60 dias após o término do prazo para execução das propostas. O relatório deverá ser enviado para o seguinte endereço: prestacao.culturanasredes@gmail.com

    Modelo de Relatório Técnico

    Disponibilizamos canais específicos, organizados por assuntos, para atendimentos relacionados ao Edital SECEC nº 01/2020 – Cultura Presente nas Redes, a saber:

    Envio de material de divulgação e dúvidas sobre comunicação/formato das exibições: conteudosecec@gmail.com
    Envio de documentação, dúvidas sobre a execução das propostas e sobre o repasse do prêmio: conta.edital.culturanasredes@gmail.com
    Envio de relatório final e dúvidas sobre prestação de contas: prestacao.culturanasredes@gmail.com
    Telefone para contato: 21 2216-8500. Atendimento das 10h às 16h.

  • Descrição

    O Edital “Cultura Presente nas Redes” foi financiado com recursos do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, oriundos do Fundo Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (FEC/RJ) e fomentou propostas culturais executadas e transmitidas via internet por artistas em todo território fluminense, que foram a fetados pela pandemia da COVID-19.

    Foram selecionadas 1.500 apresentações com premiação de R$ 2,5 mil cada. Ao total, foram 6.147 inscrições de fazedores de cultura da cadeira produtiva da criativa fluminense.

    Se você foi contemplado pelo edital e ainda não realizou o envio do Relatório e consequentemente, não recebeu o Certificado de participação, entre em contato pelo e-mail prestacao.culturanasredes@gmail.com.

    Abaixo, você acompanha o relatório de execução do edital, bem como a pontuação e acesso ao link das produções contempladas, assim como os balanços do edital.

  • Cultura Presente nas Redes - Relatório Final

    Confira a relação de projetos já executados e com certificado em todo estado.

    Relatório Cultura Presente nas Redes

  • Cultura Presente nas Redes - Projetos contemplados

    Aqui você encontra a relação dos 1.500 projetos contemplados pelo edital com pontuação final, dividida por região, com link das produções culturais para acesso.

    Projetos aprovados com link de produção

  • Planilha Classificados com Notas

    Relação dos projetos classificados com pontuação final, dividida por região, porém que não foram premiados:

    Confira planilha dos aprovados aqui